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Muitas mulheres acreditam que o conhecimento e um ótimo currículo proporcionará que ela encontre o emprego correto – ledo engano, é preciso ficar atenta a algumas e intrigantes “regras” para o dia-a-dia na empresa.

Primeiro, as que amam circular demasiadamente perfumadas, já serão aquelas que incomodarão no ambiente de trabalho. Enxaquecas, sinusites e aquele ar de: “lá vem ela” não ajudará muito sua carreira, embora seja perfeita no que faz.

Sobre as roupas, não importa ter um guarda-roupa lotado e sim como se comportar com as peças, fazendo combinações interessantes para o local de trabalho.

O primeiro passo é compreender a empresa. Se ela é aquela que permite ir com um converse na sexta-feira, se permite ir de rasteirinha, ou se deverá ir sempre de salto. Se a grande maioria se comporta usando tons sóbrios (não corra o risco de se sentir Carmem Miranda no ambiente – ela era correta, no lugar correto). Cuidado também com os decotes, mini saias – um frisson desnecessário que pode causar demissão ou assédios desnecessários – isso para qualquer local, desde os mais formais aos mais informais, ok?

A boa profissional equilibra seu currículo e o bom gosto ao se vestir e comportar.

Fora da empresa – faça o que bem desejar.

 

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O verão está chegando e muitas mulheres ousam em cortar curtinhas as madeixas cultivadas durante o outono e inverno. Praticidade, talvez, mas que o look torna as mulheres charmosas, isso com certeza. Veja os looks curtinhos e razoavelmente curtinhos em voga no momento, que vão do estilo “pixie” – ou Joãozinho, como conhecemos, aos mais deliciosamente “bagunçados” – claro que o Chanel revisitado sempre será hype.

 

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Nossas escolhas alimentícias colaboram para cotidianos mais funcionais. Ninguém é perfeito, mas é importante saber o que de fato funciona para nos permitir ser melhores em nossa saúde, já que o dia-a-dia é tão fatigante.

Importante saber então quem são os melhores amigos da nossa memória:

Peixes

Salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala fornecem ácidos graxos, do tipo ômega 3, que são benéficos ao cérebro e à memória por conter uma ação anti-inflamatória.

Arroz
O arroz é responsável por regular a glutationa, um dos protetores celulares contra a ação dos radicais livres. Além disso, contém magnésio e outros receptores que existem no hipocampo, onde se forma a memória.

Leguminosas 
Possuem vitamina B6, considerada importante para a formação de neurotransmissores, os ditos mensageiros do cérebro.

Frutas vermelhas
Ricas em antioxidantes, como bioflavonoides, carotenoides, vitamina E e selênio, elas devem ser incluídas na sua dieta. “As frutas também têm a sua parcela de responsabilidade em relação ao cérebro. O seu consumo ajuda a evitar lesões e doenças neurológicas. Procure consumir acerola, morango, amora, pitanga e também outros tipos de frutas como laranja, limão, manga e maçã”, sugere.

Oleaginosas 
Castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim são ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes. Elas contém vitamina B3, B2 e B1, participando da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que protegem a memória”, destaca.

Carnes e aves
As carnes magras e os frangos são ricos em vitamina B3 (niacina) e podem ser consumidos durante as refeições. No entanto, modere na quantidade.

 

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Sim, todos somos amantes da internet, aplicativos, celulares, tablets – todos, absolutamente todos são facilitadores do nosso cotidiano mas infelizmente causam um mal a saúde chamado em inglês de CVS (em inglês, computer vision syndrome). Diagnosticada desde 1995 a síndrome só tem aumentado e afeta cerca de 90% dos americanos que passam mais de 2 horas seguidas com os olhos grudados em uma tela – de computador, smartphone ou tablet.

As estatísticas com essa nomenclatura no Brasil ainda não tem muita visibilidade, mas o problema já aparece com grande frequência nos consultórios oftalmológicos. Engana-se quem acredita que ele aparece nos mais velhos e sim naqueles que estão em fase estudantil das mais jovens, inclusive nos que já usam grau em óculos e/ou lentes de contato. Os sintomas: fadiga nas vistas, a famosa sensação de areia, pálpebras pesadas, dor de cabeça frequente e queixas antes direcionadas a frequência ao ver TV.

A evolução do bidimensional para o tridimensional pode parecer um luxo tecnologicamente, mas o esforço que fazemos para enxergar o efeito é um dos causadores também do problema.

Dicas para melhorar o dia-a-dia no uso da tecnologia:

1. Posicione o monitor entre 10 e 20° abaixo do nível dos olhos.

2. Dê preferência a monitores grandes. Quanto maior ele for, menor o cansaço.

3. Para monitores de LCD, escolha os que têm a partir de 17 polegadas. Só os desse tamanho reduzem o cansaço visual.

4. Evite excesso de luminosidade, tanto das lâmpadas como da luz natural. A contração das pupilas gera cansaço visual.

5. Mantenha a tela limpa.

6. Descanse a cada 20 minutos, se ausentando da frente do computador.

7. Pisque voluntariamente quando usar o micro.

 


 

 

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Quando nos lembramos de exercícios físicos sempre nos vem em praticamente primeiro lugar a musculação e isso facilmente explicável: é um dos exercícios mais versáteis que existe. Pode-se emagrecer, definir o corpo, aumentar massa muscular e ainda tratar de lesões fortificando a musculatura.

Há mulheres que desejam apenas ficar em forma, outras pegam pesado com o peso utilizado e podem ficar com a característica masculina. Se é o que você quer, é interessante saber como proceder para chegar a esse biotipo.

As características interessantes da musculação são várias como as já comentadas acima, mas a mais importante é que trabalhar os músculos que ela também fortalece o esqueleto, prevenindo degenerações ósseas.

A respiração é um dos detalhes importantes – malhar nos ensina a respirar melhor, assim como a Yoga.

A musculação auxilia nosso corpo a retardar o envelhecimento, exercitar o cérebro, melhorar a postura, a auto-estima, fortalecimento da coluna, entre outros.

Mas é importante que você saiba onde quer chegar malhando. Converse com um médico, ou personal para que ele direcione e conheça as suas necessidades para trabalhar os músculos assertivamente, pois os resultados podem ser dos mais diversos.

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O Take Time do mês de outubro abordou as Disco Pants e neste post traz outro revival, mais clássico, romântico, elegante – o Poá – as estampas de bolinhas sempre contrastando com a cor de fundo do tecido. Há também a condição de usar uma peça neutra, sem estampa alguma associada a ele ou uma peça neutra e uma echarpe de poá. Vejam formas interessantes de usá-lo:

Com um look razoavelmente pesado e inteligente: 

 

O Poá mais contemporâneo, misturas que favorecem e atualizam o uso da estampa

 

Um romântico despojado:

 

Camisas: 

 

Elegância para o dia-a-dia:

 

Na malharia: 

 

No red carpet com Kate Winslet:

Escolha o seu jeito e viva o revival do Poá!

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Elegância e conforto – dupla que se encaixa perfeitamente no perfil da mulher da melhor idade. Nem sempre é fácil encontrar grifes que vistam tão bem a mulher nesse momento especial da vida, portanto aqui vai três dicas para diferentes momentos ou ocasiões.

A Sharisma é uma grife que trouxe ao universo feminino alguns diferenciais: roupas também para portadores de deficiência além da elegância necessária que comentamos.

Para as mulheres que adoram o tricot, malharia fina e lã, a malharia Bruna é uma opção finíssima com modelagem diferenciada.

Também na malharia e moletons, a Scene é uma loja que sempre está aos olhos das mulheres da melhor idade.

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O metabolismo modifica, a motricidade idem, portanto os exercícios físicos indicados para as mulheres, claro que sofrerão variações.

Veja as dicas do Take Time para trabalhar de forma ideal o seu corpo de acordo com as suas necessidades:

Aos 30 anos a mulher começa a sentir a mudança no seu metabolismo e nem sempre gosta de fazer exercícios. É ideal que ela procure fazer o que gosta sinceramente, para não largar a atividade de uma hora para a outra. Pilates normalmente é uma ótima escolha.

Aos 40 anos importante não fazer exercícios de grande impacto como o Jumping. A musculação é uma opção inteligente se a relacionarmos com a resistência dos ossos e deficiência de cálcio que normalmente surge. Caminhadas são sempre ideais também.

 

Aos 50 anos cuidar dos ossos é uma atividade que deve ser intensificada, mas exercícios repetitivos não são indicados.  O deep running (corrida embaixo d’água) tem pouco impacto, trabalha a força e evita a perda de massa muscular.

Aos 60 anos reforçar a massa muscular e ossos é super importante para evitar que um tombo cause danos maiores. Musculação e Hidroginástica é o mais correto a fazer.

Aos 70 anos a indicação é a mesma dos 60. A agility ladder (uma escada rente ao chão) é excelente para treinar o deslocamento, a agilidade e o reflexo, mas é indicado fazer acompanhada, ok?

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Mesmo que você seja workaholic e trabalhe mais do que o devido, se você é vítima do sedentarismo no ambiente de trabalho deve tomar seus cuidados tomando atitudes que possam melhorar esse aspecto.

O Take Time separou 10 dicas úteis para que o fator “sedentarismo” não se torne mais vilão do que já é para muitos profissionais.

1 – Não fique muito tempo sentado. Programe seu celular ou computador, se for necessário, para avisá-lo ou lembrá-lo que está muito tempo sentado. O corpo acostuma-se quando fica muito tempo imóvel e será difícil perder o hábito.

2 – Usar as escadas e não elevadores. Não é necessário subir 10 andares, mas pegue o elevador até certo andar e suba o restante pelas escadas. Não ocorre somente a queima de calorias, mas a respiração e condicionamento físico também melhoram.

3 – Não esqueça da hidratação. Beber água é fundamental, mas não tenha sempre a garrafinha em sua mesa. Habitue-se a levantar-se e usar o bebedouro. Essa é uma das formas de não se manter preso a cadeira e esquecer-se do movimento necessário durante o dia.

4 – Quando o departamento estiver mais vazio, dê um jeitinho de se alongar na cadeira. Nada demorado, claro, mas espanta a preguiça.

5 – Alongue os punhos e mãos. A tendinite uma LER (lesão por esforço repetitivo) pode se fazer presente de uma hora para a outra. Estique a ponta dos dedos com a outra mão e movimente os punhos para cima e para baixo, melhorando o cansaço na região e dores.

6 – Procure estacionar distante do local de trabalho ou descer um ponto antes para caminhar e respirar fundo para o dia que se inicia.

7 – Utilize a impressora em um local mais distante. Não é necessário que ocorra sempre, mas é importante encontrar formas para melhorar a mobilidade.

8 – Contração dos glúteos. Mesmo sentada, a mulher pode fazer sessões de 10 com frequência, trabalhando a localização e de forma discreta.

9 – Vá a um banheiro mais distante do que costumeiramente faz. Como o item 7, ajuda a caminhar e melhorar a motricidade do corpo.

10 – Ao ir ao banheiro, se possível faça uma sessão de agachamento. 5 já é suficiente, auxiliando na postura, evitando dores lombares entre outros problemas ligados ao sedentarismo.

Não é necessário fazer todos os itens descritos acima, mas se possível torne algumas dessas dicas um hábito para o seu cotidiano.

 

 

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Mais um revival da moda que causa frisson ao cotidiano dos fashionistas de plantão: a volta das “disco pants”.

Febre nos anos 70 e entrada dos anos 80 elas são calças super justas, brilhantes, de cores fortes e de aparência envernizada.

O que não podemos esquecer é que a peça volta, mas o contexto é diferente do qual ela foi inserida, mas a graça é que a moda contemporânea permite que cada um componha seu visual como quiser.

Os usos mais comuns são com os Top Cropped, já comentados aqui no blog, t-shirts, camisas e blazer, caso desejem como terceira peça na composição.

Veja as fotos e abuse!